O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar. Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. A direção do atletismo no Brasil está a cargo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). A primeira participação do Atletismo do Brasil em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Paris (França), em 1924. O primeiro resultado importante aconteceu em Los Angeles (EUA), nos Jogos de 1932, com o 6º lugar de Lúcio de Castro no Salto com Vara.
O Atletismo é um conjunto de habilidades (saltar, correr, pular, lançar, arremessar, caminhar) que são inerentes ao desenvolvimento do ser humano. Estão presentes também em muitas modalidades esportivas e como atos motores naturais, significam uma função da natureza humana. Por isso, em si, os movimentos atléticos não são desinteressantes. O que pode torná-los assim é a sua interpretação e sistematização didática (MAZZAROBA, ROMANSINI, PEREIRA E DE SOUZA, 2006).
Segundo
Darido (2005) o esporte, como forma de educação, no nosso caso o Atletismo,
democratiza e gera cultura pelo movimento de expressão do individuo em ação como
manifestação social e de exercício crítico da cidadania evitando, assim, a
exclusão e o excesso de competitividade. Ao abarcar o Atletismo, como conteúdo
podemos levar os alunos a refletirem de forma crítica sobre os problemas da
sociedade, o uso de drogas ilícitas para melhoria de rendimento a corrupção e a
violência (ética). Como também a geração de empregos (trabalho e consumo),
desenvolvimento de pesquisas científicas, como na área médica (saúde).O Atletismo é um conjunto de habilidades (saltar, correr, pular, lançar, arremessar, caminhar) que são inerentes ao desenvolvimento do ser humano. Estão presentes também em muitas modalidades esportivas e como atos motores naturais, significam uma função da natureza humana. Por isso, em si, os movimentos atléticos não são desinteressantes. O que pode torná-los assim é a sua interpretação e sistematização didática (MAZZAROBA, ROMANSINI, PEREIRA E DE SOUZA, 2006).
Ainda
para a autora, o Atletismo (esporte) pode e deve ser, utilizado pelo princípio
do prazer lúdico, livre de obrigações. Porém proporcionando a competição
intrínseca, onde os alunos atuarão na busca da superação de suas próprias
performances. E
mesmo assim o Atletismo continua esquecido em boa parte das escolas nas aulas de
educação física. o ensino dessa prática nas escolas é um bom começo para
envolver as habilidades motoras que elas usam cotidianamente.
Atividade - Webquest
Acesse aqui
Atividade - Webquest
Acesse aqui